Cubatão criará centro público de emprego

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A Prefeitura de Cubatão está finalizando um novo modelo para a política de geração de emprego e formação profissional na Cidade. Uma das maiores novidade será a criação do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) que irá centralizar todo o atendimento à população. No local, funcionarão os serviços de cadastramento do trabalhador e oferta de vagas de emprego, hoje realizados pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), cujas funções serão assumidas pelo novo equipamento.

“Travaremos uma verdadeira batalha contra o desemprego em nossa Cidade. A crise econômica, como todos sabem, é nacional e internacional, mas não podemos ficar parados. Estamos finalizando um novo programa para gerar novas chances e oportunidades para nossa população. Para isso, iremos ampliar os investimentos destinados à formação profissional e um novo PAT, que irá funcionar num novo local, com mais conforto e segurança para o atendimento à população”, anuncia o secretário de Governo, Fábio Inácio.

No Centro de Emprego, além dos serviços de intermediação de mão de obra e captação de vagas, o cidadão terá um atendimento muito mais completo, como orientação profissional, entrevistas e testes de seleção, habilitação ao Seguro Desemprego, cursos de Qualificação Social e Profissional, programas de economia solidária, entre outros serviços. O Banco do Povo, o Sebrae, o Pronatec e a Fábrica da Comunidade também serão acessados por meio do Centro. “O CVT e a Fábrica da Comunidade também serão integrados nessa política, aperfeiçoando ainda mais o nosso sistema de qualificação, tanto em nível profissionalizante, quanto geração de renda”, explica Raquel Peralta, secretária de Assistência Social.

Outro avanço será a criação da Central de Serviços Autônomos (CSA),  que irá oferecer assessoria e capacitação ao trabalhador autônomo cubatense, além de divulgar os serviços ofertados pela Central por toda a Cidade, aumentando as contratações desses profissionais.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Alberto Benincasa, acredita que o Centro de Emprego estará funcionando ainda neste mês de maio. “Na próxima semana apresentaremos essas mudanças ao Ciesp e a ACIC, que serão parceiros prioritários. A oferta de cursos de qualificação, por exemplo, deverá ser de acordo com a demanda apontada pela nossa  indústria e pelo nosso comércio, aproximando os trabalhadores do mercado de trabalho, com resultados concretos para todos”.

Mais Oportunidades para os cubatenses – Fábio Inácio explica que o CPETR faz parte de um conjunto de medidas já iniciadas para garantir a criação de postos de trabalho na Cidade. “A retomada do Cartão Servidor já levou mais de R$ 3 milhões ao comércio, em pouco mais de um mês desde o seu lançamento. E também estamos na luta para a retomada da produção do aço com a proposta defendida pela prefeita Marcia Rosa de dividir as unidades de Cubatão e Ipatinga da Usiminas entre os dois principais acionistas da companhia.  São ações fundamentais para o futuro da Cidade”.

Comentário

comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×